Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

-E como o senhor vê todo esse misticismo acerca do ano de 2012, principalmente sobre o fim do calendário Maia e toda especulação que isso vem criando?
- Primeiramente toda forma de misticismo sempre foi cercada e baseada na profunda ignorância, ignorância essa que sempre foi bem vista aos olhos de nós Homens e que sempre dominou e governou a Humanidade, gerando lendas, mitos e até religiões, foi assim quando Maomé através de um amigo seu astronômo preveu um eclipse lunar e assim convocou toda uma legião de fiéis e acabou criando o Islã, foi assim com os egípcios, onde os faráois através de seus óraculos detinham todo o conhecimento e assim sabiam das épocas de cheias e secas do rio Nilo e usando esse conhecimento conquistaram o vasto império que tiveram e também com os Maias, sempre foi assim, conhecimento que em mãos erradas foram usados em prol do poder e onde a Humanidade cega seguia esses mitos, o que não me surpreende até nos dias de hoje isso ainda ser usual.
Mas bem, no caso do de 2012, nada de extraordinário ou nada do ¨além¨ irá acontecer, o que realmente acontecerá será a passagem de Vênus sobre o Sol.
Os trânsitos de Vênus fazem parte dos fenômenos astronômicos previsíveis menos frequentes. Ocorrem numa sequência que se repete a cada 243 anos, com pares de trânsitos espaçados de 8 anos seguidos de longos intervalos de 121,5 e 105,5 anos. Antes da ocorrência de 2004, o último par de trânsitos ocorreu em dezembro de 1874 e dezembro de 1882. No século XXI o primeiro trânsito ocorreu em 8 de junho de 2004 e o seguinte está previsto para 6 de junho de 2012. Após 2012, o próximo par de trânsitos será em 2117 e 2125.
Nada mais que isso, e o fato desse fenômeno estar ligado com os Maias é que o calendário deles era baseado nesse fenômeno, eles marcavam o tempo, por assim dizer, tendo como base o trâsito de Vênus sobre o Sol.

Nenhum comentário: